sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Catástrofes Naturais em Portugal




Terramoto de 1755



O terramoto fez-se sentir na manhã de 1 de Novembro de 1755 às 9:30 ou 9:40 da manhã, dia que coincide com o feriado do Dia de Todos – os – Santos.

O epicentro não é conhecido com precisão, havendo diversos sismólogos que propõem locais distanciados de centenas de quilómetros. No entanto, todos convergem para um epicentro no mar, entre 150 a 500 quilómetros a sudoeste de Lisboa.

Devido a um forte sismo, ocorrido em 1969 no Banco de Gorringe, este local tem sido apontado como tendo forte probabilidade de aí se ter situado o epicentro em 1755. A magnitude pode ter atingido 9 na escala Richter.

Relatos da época afirmam que os abalos foram sentidos, consoante o local, durante entre seis minutos a duas horas e meia, causando fissuras enormes de que ainda hoje há vestígios em Lisboa.





O tsunami (consequência do terramoto)



Lisboa não foi a única cidade portuguesa afectada pela catástrofe. Todo o sul de Portugal, sobretudo o Algarve, foi atingido e a destruição foi generalizada.

Além da destruição causada pelo sismo, o tsunami que se seguiu destruiu no Algarve fortalezas costeiras e habitações, registando-se ondas com até 30 metros de altura.
As ondas de choque do sismo foram sentidas por toda a Europa e norte da África.

1 comentário:

  1. Ficamos a saber mais sobre catástrofes naturais!!Temos uma dúvida!!Onde é que á mais catástrofes natuarais??

    Bom trabalho!!Bjs do grupo 1 do 8ºA!:)

    ResponderEliminar